terça-feira, 20 de abril de 2010

Introdução a Evolução

Evolução e Charles Darwin

Aproveitando a onda do filme de Charles Darwin,vou começar minhas postagens de história sobre a evolução,assunto extremamente polémico,seja no meio religioso como no próprio meio cientifico.

Então,começemos a aula desse "futuro" professor de história!


Quem foi Charles Darwin?
Charles Robert Darwin foi um naturalista britânico,nascido em 1809,que alcançou fama ao convencer a comunidade científica da ocorrência da evolução e propor uma teoria para explicar como ela se dá por meio da selecção natural e sexual.
Darwin começou a se interessar por história natural na universidade enquanto era estudante de medicina.Suas observações da natureza levaram-no ao estudo da diversificação das espécies e, em
1838, ao desenvolvimento da teoria da Selecção Natural.

O que é a Selecção Natural?
A selecção natural é um processo da evolução proposto por Darwin e aprovado pelo Mainstream da comunidade científica como a melhor explicação para a adaptação e especialização dos seres vivos como evidenciado pelo registro fóssil.
A ideia basica da seleção natural é que características favoráveis que são hereditárias tornam-se mais comuns em gerações sucessivas de uma população de organismos que se reproduzem, e que características desfavoráveis que são hereditárias tornam-se menos comuns. A selecção natural age no Fenótipo(caracteristicas observáveis,ou,traduzindo,aquilo que se vê,sua face,seu corpo),de tal forma que indivíduos com fenótipos favoráveis têm mais chances de sobreviver e se reproduzir do que aqueles com fenótipos menos favoráveis.
A seleção natural não distingue entre seleção ecológica e seleção sexual,na medida que ela se refere às características, por exemplo, destreza de movimento, nas quais ambas podem atuar simultâneamente. Se uma variação específica torna o descendente que a manifesta mais apto à sobrevivência e à reprodução bem sucedida, esse descendente e sua prole terão mais chances de sobreviver do que os descendentes sem essa variação.
As características originais, bem como as variações que são inadequadas dentro do ponto de vista da adaptação, deverão desaparecer conforme os descendentes que as possuem sejam substituídos pelos parentes mais bem sucedidos. Assim, certas caraterísticas são preservadas devido à vantagem seletiva que conferem a seus portadores, permitindo que um indivíduo deixe mais descendentes que os indivíduos sem essas características. Eventualmente, através de várias interações desses processos, os organismos podem desenvolver características adaptativas mais e mais complexas.

Impacto Religioso:
Talvez a proposta mais radical da teoria de Darwin da evolução por seleção natural seja que "formas elaboradamente construídas, tão diferentes umas das outras, e interdependentes de uma forma tão complexa" evoluíram a partir das formas mais simples de vida por uns poucos princípios simples. Essa proposta fundamental inspirou alguns dos mais ardorosos defensores — e provocou a mais profunda oposição.
Resumidamente,a teoria de Darwin tem como característica a não-necessidade de Deus,ou de um ser superior.Eis o motivo dos religiosos mais fervorosos serem contra a teoria de Darwin.

Bom,espero que minha pequena "introdução" ao grande assunto da evolução tenha sido proveitoso.De qualquer forma,aguardem mais postagens históricas em breve.

0 comentários:

Postar um comentário